****Nossas Plataformas Digitais****

****Nossas Plataformas Digitais****

Passagem das Pedras Sofre com o Abastecimento Crítico de Água.


A nossa redação recebeu fotos de moradores da localidade de Passagem das Pedras onde mostram o precário abastecimento de água daquela comunidade.


A água que chega de um poço até uma cisterna de coleta é esbranquiçada e muitos moradores nem chamam de água e sim de Nescau, fazendo alusão a uma mistura de leite e de um achocolatado que ao fim fica com uma coloração amarronzada. Antes fosse também o mesmo gosto.

Provamos a água na casa de um dos moradores daquela comunidade e verificamos o alto teor de cloro que é colocado na água para tentar limpá-la e deixá-la boa para o consumo, porém o gosto é muito forte.


Os que mais sofrem na comunidade que fica a uma estimativa de 2km de distância do centro de Guaraciaba, são Idoso e crianças que necessitam de uma água boa para consumo evitando assim uma série de doenças e com a qualidade atual desse bem precioso muitos temem por problemas futuros principalmente nos Rins.


Procuramos os SISAR - Sistema Integrado de Saneamento Rural - onde lá fomos atendidos pela Élida que nos informou que nessa terça feira, dia 02 de outubro, um químico estará visitando a comunidade para coletar amostras da água que aquela comunidade está usufruindo e realizar testes químicos para saber se a água está imprópria para o consumo e demais fatores que podem influenciar numa melhoria do cuidado com o abastecimento e a qualidade da água que a comunidade está usufruindo.


Além do SISAR procuramos o Ministério Público, pois soubemos que já a mais ou menos 1 mês atrás, o MP recebeu denúncias da qualidade da água e que a comunidade estaria solicitando que o órgão pudesse fazer algo por aquela comunidade a esse respeito, onde recebemos a informação que foi encaminhados pedidos a ARCE para que pudessem ser verificados alguns pontos reivindicados pelos cidadãos da comunidade e que está aguardando a resposta do órgão sobre esses pedidos.

FOTOS ENVIADAS A NOSSA REDAÇÃO:









 
Copyright © 2012. Portal Guaraciaba Notícias - ·
Tema desenvolvido por Hélio Filho. ·