****Nossas Plataformas Digitais****

****Nossas Plataformas Digitais****

Audiência Pública "Superação da Violência" Realizada Pela Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres é Destaque


Tivemos hoje em Guaraciaba do Norte a Audiência Pública: "Superação da Violência", com o propósito de discutir suas procedências e tentando buscar medidas eficazes para a sua diminuição no âmbito geral, ou até mesmo a erradicação dela em meio a sociedade.

Com a presença ilustre de Don Edimilson Neves - Bispo da Diocese de Tianguá, Frei Miguel - Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Adail Machado - Prefeito de Guaraciaba do Norte, Meritíssima Dra. Juliana - Juíza da Comarca de Guaraciaba do norte e Croatá, Dr. Valdemar - Oficial de Justiça d Guaraciaba do Norte, Dr. Fábio Pessoa - Delegado da DPC de Guaraciaba do Norte, ainda com presença de vereadores, membros de ONGs e o público em geral.

O Evento:

A abertura se deu com Orações realizadas pelo Bispo Don Edimilson Neves, seguido do Hino Nacional tocado por Grupo de Jovens.

Em seguida a abertura das palestras se deu com a explanação de Don Edimilson Neves a respeito do momento oportuno em que a audiência pública se deu, em meio a tanta violência que se alastra em nosso Estado, pois juntamente com a Campanha da Fraternidade essa assembléia vem para tentar alertar a sociedade o quão preocupante  é a situação no geral e o que realmente temos que fazer para tomar medidas que sejam realmente eficazes no combate a ela.

Disse ainda que devemos combater essa violência com medidas Preventivas e não já após o fato ser consumado e lembrou também campanhas anteriores da CNBB citando uma delas onde o lema era: "Fraternidade Sim, Violência Não" e complementou falando sobre Papa Francisco e o trabalho que ele vem realizando pra tentar diminuir essa violência no mundo e recitou: "Bem Aventurados os Que Promovem A Paz".

Em seguida Frei Miguel, Pároco de Guaraciaba, e um dos idealizadores do movimento nos falou sobre tudo o que vem acontecendo na cidade, na educação principalmente que se tem os jovens em casa hoje em dia, que a base da prevenção da violência seja ela qual for é a família e a sociedade como um todo está perdendo essa essência, de pais educando seus filhos e de filhos ajudando no modo geral os pais e a família como um todo.

Enfatizou a violência no trânsito e que parece que quem está em seu veículo pensa que sempre quem morrem são os outros e não pensa em sí mesmo e citou um acontecido recente em que um jovem trafegava na contra mão em uma avenida movimentada da cidade, levantando o pneu da bicicleta e os veículos passando perto do mesmo e que ao ser chamado a atenção o garoto ainda ficou com raiva. E é essa a educação que a a maioria dos jovens estão tomando pra sí, seja ela em casa ou mesmo no mundo em geral.

O Prefeito de Guaraciaba do Norte Dr. Adail Machado falou que está tentando evoluir políticas públicas a fim de diminuir a violência no município e que com certeza com essa Audiência Pública a sociedade de Guaraciaba irá conseguir medidas eficazes para coibir e diminuir todo e qualquer tentativa de violência na cidade.

A Polícia Militar representada pelo SD De Sousa mostrou que somente com a parceria da sociedade é possível tentar erradicar a violência como um todo, seja através de denúncias, ou mesmo de ajuda ao policiamento com ligações e testemunho de ocorrências que assim se as sucedem e principalmente na educação de filhos para que num futuro não se tornem pessoas a margem da Lei. Informou ainda que de 10 ligações no 190, 8 são trotes e que isso dificulta muito o trabalho, onde se pode deslocar as equipes de policiamento para uma determinada ocorrência fictícia enquanto uma real pode estar ocorrendo em outro local.

Ainda falaram a Meritíssima Juíza Dra. Juliana enfatizando as ações do Poder Judiciário a frente do combate a criminalização dos jovens e de ações que realiza junto ao presídio da cidade como a sala de aula implantada com a Educação de Jovens e Adultos, onde os detentos saem de lá já com diploma e o número de reincidência de presos está cada dia mais diminuindo, porém é um trabalho que deve ser desenvolvido com a sociedade e a união de todos é que se pode combater as ramificações da violência como um todo.

Um dos pontos mais abordados foram o de violência doméstica, aqueles praticados dentro de casa, na sua maioria de homens contra mulheres e para isso o Oficial de Justiça do Município falou e descreveu as demais formas em que podem ocorrer esse tipo de violência, suas consequências no ceio familiar e reflexo na sociedade, sempre mantendo a par dos direito que cada um tem e focando sempre na sua prevenção para que não acarretem sempre algo mais ou até mesmo as vias de fato podendo ter como consequência a morte de uma das partes.

Ainda tivemos participações de ONGs da cidade e do poder Legislativo na Voz do Vereador Gerardo Marques, onde ele falou da implantação de órgãos para combater a violência como o CISP - Centro Integrado de Segurança Pública - que atua tanto na prevenção como no combate a violência seja ela pela Guarda Municipal ou mesmo pelo DEMUTRAN e cobrou do Prefeito Adail o porque do efetivo ter sido quase extinto e o que o poder executivo da cidade irá fazer em resposta a isso.

O Delegado da DPC de Guaraciaba do norte o Dr. Fábio Pessoa expressou a sua felicidade em ter encontrado na cidade uma parceria forte com o poder Judiciário e que essa parceira tem rendido bons frutos na resolução de problemas e solução de casos em investigação. Disse ainda da importância da união social de todas as áreas na prevenção da violência, como também no auxílio das Polícias a comunidade quando solicitada! 

A Audiência Pública de hoje será documentada e assinada por todos os participantes, onde através dela será elaborado um documento para envio nos variados órgãos públicos para que possam tentar fabricar e aplicar medidas que venham a diminuir a Violência como um todo e melhorar assim a nossa sociedade e os meios de prevenção dela.

Escute a Entrevista com o Bispo Don Edimilson Neves, Frei Santiago e Érica, Organizadores do evento.


DON EDIMILSON NEVES

FREI SANTIAGO

ÉRICA

Por: Hélio Filho



 
Copyright © 2012. Portal Guaraciaba Notícias - ·
Tema desenvolvido por Hélio Filho. ·