****Nossas Plataformas Digitais****

****Nossas Plataformas Digitais****

"Greve Geral" Instituições Chamam O Povo a Irem as Ruas Contra a reforma da Previdência! Veja:

FOTO: REPRODUÇÃO

"Sob o pretexto de protestar contra a reforma da Previdência, trabalhadores de diversas categorias estão sendo convocados para uma greve geral nesta sexta-feira (14). Também fazem parte das reivindicações temas como maior geração de empregos formais, retomada do crescimento da economia, contingenciamento na Educação e até um desagravo contra o ministro da Justiça, Sergio Moro. Por trás dessa movimentação estão as centrais sindicais, partidos políticos, entidades estudantis e opositores ao governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo os movimentos, a prioridade é que os trabalhadores "cruzem os braços" a partir da madrugada de sexta-feira (14) com manifestações sendo utilizadas como complemento à paralisação. Entre as centrais, estão na articulação a CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, CSB, UGT, Nova Central, CSP- Conlutas e Intersindical. E elas não estão sozinhas. Ainda em maio, a Executiva Nacional do PT publicou resolução com estratégias para a oposição ao governo Bolsonaro, que incluem protestos e mobilizações, como as greves gerais.


"A imagem que queremos é a Paulista deserta, ruas desertas no dia, como se estivéssemos em 28 de abril de 2017 [quando houve greve geral no país, em protesto contra o governo de Michel Temer]", afirma o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. "As manifestações são apoio, mas o dia é de greve", completa.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves Juruna, disse que um dos pontos essenciais é adesão do setor de transportes, em todas as categorias, para a greve. "É essencial que parem porque, se eles não aderirem, a impressão é de que não houve paralisação. São categorias expressivas de demonstrações de poder dos trabalhadores", diz.

VEJA TAMBÉM: Leia a íntegra do relatório da Previdência; previsão de economia encolheu R$ 322 bilhões 8 pontos cruciais que mudam ou podem mudar na reforma da Previdência; veja lista
Moro na mira
A manifestação nacional contra a reforma da Previdência já estava programada há meses pelas centrais. Mas, com o decorrer do tempo, novos temas foram adicionados ao protesto, como é o caso do contingenciamento de verbas da educação. Para a CUT, “escândalos” ligados à família de Bolsonaro e equipe de ministros também estão na lista.

Nesse caso, o alvo é o ministro da Justiça, Sergio Moro, e os procuradores da Lava Jato, como o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, que tiveram supostas conversas divulgadas no último final de semana. As denúncias contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por supostos crimes cometidos em seu gabinete de deputado estadual, também servem como combustível para os protestos.

VEJA TAMBÉM: Qual é a estratégia de Moro ao se oferecer para explicar supostas conversas no Senado Diálogos inteiros podem ter sido forjados por hacker, diz Lava Jato
Categorias que aderiram
De acordo com a CUT, diversas categorias já teriam aderido às manifestações, como bancários, servidores públicos, metalúrgicos, motoristas, cobradores, vigilantes, professores e trabalhadores da educação. Nesta área, as atividades do dia no setor público devem ser canceladas.

A vice-presidente do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), professora Qelli Rocha, afirmou que os atos de rua devem ocorrer entre o final da tarde e início da noite de sexta. "Temos problemas conjunturais. Na área da educação, o contingenciamento, ou melhor, os cortes, nos impulsionou a paralisar. É a retirada de direitos sociais que conquistamos desde a constituição de 1988."

Segundo ela, também vão aderir à greve a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), a Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE)."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/greve-geral-14-de-junho-previdencia-organizadores-paralisacao/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

 
Copyright © 2012. Portal Guaraciaba Notícias - ·
Tema desenvolvido por Hélio Filho. ·